Minha empresa não dá lucro. O que está acontecendo? O que eu faço?

Você vende bem, presta serviços com qualidade, corre de um lado para o outro e no final do mês as contas da empresa estão sempre no vermelho? Parece que sua empresa só está dando prejuizo?

Separamos duas dicas para você tentar descobrir a raiz do problema.

1) Confusão entre empresa e sócios:  O primeiro ponto a ser analisado nestes casos, é o quando você está retirando da empresa para pagamento das suas contas/despesas pessoais.

Não é raro vermos o sócio/empresário “sangrando” a empresa, ou seja, retirando mais do que ela dá de lucro. A empresa dá lucro, mas não o suficiente para cobrir todas as retiradas que o sócio/empresário faz.

O sócio/empresario paga contas/despesas pela conta bancária da empresa e não faz um controle dessas retiradas. Isso gera uma impressão de que a empresa não está dando lucro, pois há muitas despesas, mas na verdade estas despesas não são da empresa e sim do sócio/empresário.

O correto é você separar todas as contas/despesas do sócio/empresário e pagar por uma conta bancária pessoal dele. E estas despesas você não deve contar como despesa da empresa. Fazendo isso vc terá o real resultado da sua empresa, logo, saberá que se ela está dando um lucro menor sua retirada de lucro deve ser menor também.

Com este simples controle vc vai passar a enxergar a real situação da sua empresa e identificar onde está o foco do problema.

2) Apuração equivocada do custo: Outro problema muito recorrente é uma equivocada apuração do custo das mercadorias ou serviços prestados.

Na hora de determinar o preço de venda não basta observar os preços praticados pela concorrência e tentar vender por preço competitivo. Primeiro vc precisa saber se vendendo pelo preço que a concorrência vende sua empresa terá lucro, isso vc consegue investindo tempo para apuração do custo deste produto (que não é só o valor de compra, vc precisa incluir os demais custos). Se não tiver lucro é melhor não vender este produto (ou vc gostaria de vender tendo prejuízo?).

No ramo de serviços o grande valor de um serviço é algo que faz os olhos do empresário brilhar. Mas o valor do orçamento/pedido não pode ser o atrativo, o que deve atrair é o resultado final que é o lucro. Logo, para fechar um pedido ou um orçamento é imprescindível que vc apure os custos (não se esqueça de prever uma margem para imprevistos) se o custo vai ser compatível com o valor a ser cobrado pelo serviço será ótimo, mas se vc se o valor a ser cobrado não cobrir os custos você terá prejuizo, então é melhor ficar em casa assistindo a sessão da tarde ao inves de saír de casa para ter prejuízo.

Ser empresário é estar sempre atento a todas as questões da sua empresa. Não basta vc se preocupar com o operacional, com a qualidade dos serviços com a qualidade dos produtos, com o número de clientes, gerir a equipe, etc… ser empresário é estar atento à todas estas questões, mas também estar focando no resultado final LUCRO.